Matemática e Síndrome de Down
 
Site: http://professoresdematematica.com.br/matematica-e-sindrome-de-down.html
 
Livro: Matemática e Síndrome de Down
 
Tese de doutorado:
Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de Down - Leo Akio Yokoyama
 
Palestra: Primeiras noções numéricas em crianças com síndrome de Down
 
Grupo Síndrome de Down e Matemática no facebook:
https://www.facebook.com/groups/matematicadown/
 
Debate: Educação inclusiva e alfabetização matemática no ciclo de alfabetização
Revista: Educação inclusiva e alfabetização matemática no ciclo de alfabetização
Entrevista Rosane Favoreto
Relato de Experiência - Educação inclusiva e educação matemática no ciclo de alfabetização
 
Projeto Rumo à Educação Matemática Inclusiva: http://www.matematicainclusiva.net.br/index.php
 
Quadro atual
     Não existem muitas pesquisas de Educação Matemática nessa área. As pesquisas encontradas são em sua maioria da Inglaterra e Espanha, e elas geralmente falam sobre resultados comparativos, como por exemplo, crianças com síndrome de down aprendem numa velocidade muito menor que crianças sem a síndrome, ou então sobre as limitações físicas e cognitivas que influenciam negativamente no aprendizado.
    De acordo com Buckley (2007), as habilidades numéricas são mais difíceis do que as habilidades linguísticas, mas não se sabe ainda o por quê.
    Na Inglaterra existem resultados interessantes com um material didático, que tem seu próprio método, chamado Numicon. Segundo Nye (2005), as crianças que o utilizaram tiveram resultados 17% maior em relação às que não o utilizaram.
Para traduzir os textos use o tradutor do google.
     Existem outros materiais multissensoriais, que têm estruturas diferentes das do Numicon, e são tão importantes quanto para o desenvolvimento de outras áreas da Matemática. Por exemplo, o Material Dourado para entender o Sistema de Numeração Decimal, os decimais, e as Réguas de Cuisinaire.
     Já é comprovado que a memória de trabalho das crianças com síndrome de down é menor. Segundo pesquisadores, crianças que têm uma memória de trabalho pouco eficiente têm dificuldades em Matemática. E a recíproca também e verdadeira, crianças que são pouco habilidosas em Matemática têm problemas com memória de trabalho. E mais, indivíduos sem dificuldades em Matemática tiveram melhor desempenho em atividades de memória de curto prazo verbal e viso-espacial. E o mais interessante, o desempenho das memórias de curto prazo verbal e viso-espacial, detectadas nos participantes, prevêem o seu desempenho nas habilidades matemáticas.
Jogos que estimulam a memória de trabalho podem ser interessantes, e é importante que se trabalhe a Matemática de uma forma constante, com materiais multissensoriais, para criar uma base sólida de conhecimento para uma maior autonomia.
    A aprendizagem da Matemática, com significado, não pode ter "buracos" conceituais. Ou seja, para se conseguir somar é preciso saber o conceito de número, para se aprender a multiplicação é necessário (mas não suficiente) saber somar, para se entender frações é necessário (mas não suficiente) entender divisão e seus vários aspectos, e assim por diante. Para se entender as propriedades do triângulo é desejado que se vivencie o maior número possível de experiências com triângulos (de papel, de madeira, com canudos, em construções, em Geometria Dinâmica, etc).
 
Um caso de Sucesso
Este artigo descreve o excelente progresso de Katrina, uma menina com Síndrome de Down de 10 anos. Mas seus pais deixam bem claro que para chegar a este nível de competência exigiu-se muitas horas de dedicação e prática para consolidar o sua aprendizagem.
 
Atendimento individual
     O atendimento individualizado é também importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiências congnitivas, pois o profissional pode diagnosticar mais facilmente quais são as reais dificuldades do aluno, e assim, desenvolver atividades específicas para superar tais dificuldades e auxiliar a criança na aquisição de novos conceitos.
 
Profissional
Leo Akio Yokoyama
 
Livros Online:
Number skills for infants with Down syndrome – 0-5 years
Number skills for children with Down syndrome – 5-11 years
Number skills for teenagers with Down syndrome – 11-16 years
 
Outros sites e artigos:
Buckley SJ. Teaching numeracy. Down Syndrome Research and Practice. 2007
 
Secretaria de Educação Especial (MEC):
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=288&Itemid=825
 
NOVA ESCOLA: Tudo sobre Matemática do 1o ao 5o ano:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/
 



________________________________________________________________________________________________
Recursos para o Ensino 

Mais uma palestra, agora em Porto Alegre - RS!

Posted by Diferença, Inclusão e Educação Matemática on Segunda, 27 de julho de 2015
Jogos 

Caros colegas, divulgando a recém publicação do JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática.Vol. 8,...

Posted by Matemática dos Anos Iniciais on Quarta, 29 de abril de 2015
Questão Enem 2013
História da Matemática para Professores
Matemática nas Brincadeiras
Que Mágica é essa!?
Publicação by Professores de Matemática.
Programa da TV Escola:
MATEMÁTICA EM TODA PARTE II
Videoteca 
"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta"                                                  Carl Friedrich Gauss
Divulgação Matemática 
Estudos para o Professor 
Materiais Didáticos do Livro:
Matemática e Síndrome de Down
Portal dos Professores de Matemática
Para receber informações no seu email sobre concursos, oportunidades de emprego, novidades na área de Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Novas Tecnologias, inscreva-se no Grupo Nacional de Professores de Matemática
Participe do Grupo Nacional de Professores de Matemática
E-mail:
Visitar este grupo
Site novo
leo.akio@yahoo.com.br
Sobre o autor