Portal dos

Professores de Matemática

Home
  • Listas Enem
  • BNCC EM
  • Pós-Graduação
  • Biblioteca
  • Videoteca
    • Filmes
    • Séries e Programas de TV
    • Documentários
    • Para professores
  • Jogos
  • Professores
    • Concursos para Professores
    • Professores Particulares de todo Brasil

BNCC do Ensino Médio - Matemática

Olá Professoras e Professores de Matemática!

 

Espero que esteja tudo bem com você, sua família e amigos.

Aqui encontrará uma sugestão de sequência e organização das competências e habilidades de Matemática que aparecem na BNCC do Ensino Médio e a organização original da BNCC.

Além disso, são sugeridas atividades e vídeo-aulas relacionadas com cada habilidade.

 

Fique em casa e use máscara ao sair.

Beijos e abraços!!!

02/09/2021 | Prof. Dr. Leo Akio Yokoyama

Sugestão de organização dos assuntos pelos anos do Ensino Médio

1o ano EM

  • Números
    • Resolver e elaborar problemas de medições que se discuta o emprego de algarismos significativos e algarismos duvidosos, notação científica.
  • Interpretação de Gráficos
    • Analisar inadequações de gráficos que induzam a erros de interpretação;
    • Interpretar situações sociais, econômicas pelos gráficos das funções.
  • Função Afim
    • Representação algébrica e geométrica;
    • Investigar e identificar padrões representados por função afim;
    • Relação entre PA e função afim.
  • Função Quadrática
    • Representação algébrica e geométrica;
    • Investigar e identificar padrões representados por função quadrática;
    • Pontos de máximo e mínimo;
    • Resolver e elaborar problemas de função afim e quadrática.
  • Função Exponencial
    • Relação entre PA e função exponencial;
    • Resolver e elaborar problemas, inclusive de matemática financeira.
  • Função Logarítmica
    • Resolver e elaborar problemas, inclusive de matemática financeira;
    • Comparar e analisar os gráficos das funções exponencial e logarítmica.

2o ano EM

  • Educação Financeira
    • Juros compostos, crescimento exponencial;
    • Planilhas de orçamentos, juros compostos;
    • Inflação, IDH;
    • Imposto de Renda, representação algébrica e gráfica.
  • Análise Combinatória
    • Princípio multiplicativo e aditivo.
  • Probabilidade
    • Eventos Aleatórios, Espaço amostral;
    • Eventos aleatórios sucessivos;
    • Diferentes espaços amostrais, discretos ou não, equiprováveis ou não.
  • Trigonometria do ensino médio
    • Fenômenos periódicos e suas representações com as funções seno e cosseno;
    • Características fundamentais das funções seno e cosseno.
  • Grandezas e Medidas
    • Métodos para a obtenção da medida de área;
    • Grandezas compostas determinadas por produto ou razão (velocidade, densidade).
  • Álgebra
    • Conceitos básicos de uma linguagem de programação.

3o ano EM

  • Geometria Plana
    • Transformações no Plano
    • Relações métricas, Semelhança e Congruência
    • Variação de Área e Perímetro de polígonos regulares
    • Projeções Cilíndrica e Cônica
    • Propriedades, contra-exemplos, conjecturas, teoremas sobre quadriláteros e triângulos
  • Geometria Espacial
    • Geometria Espacial de Posição
    • Poliedros
    • Conceito de Volume
    • Cilindros
    • Prismas
    • Volumes de Sólidos Semelhantes
    • Pirâmides
    • Cones
    • Esfera
  • Sistemas Lineares
  • Estatística
    • Conceitos básicos
    • Medidas de tendência centra: média, mediana e moda
    • Desvio padrão
    • Gráficos

Percursos Educativos da TV Escola

Nele você irá encontrar:

  • As disciplinas de Matemática, LP, Biologia, Geografia, Física, Química, Redação, Artes Visuais e História.
  • Na parte de Matemática:
  • Uma divisão dos campos do conhecimento matemáticos: Números, Geometria e Grandezas e Medidas, Álgebra e Estatística e Probabilidade.
  • A porcentagem da quantidade de questões que apareceram desde o ENEM de 2013, por assunto
  • Uma sequência de estudos em cada campo do conhecimento. Por exemplo: Sistema de Numeração decimal tem que vir antes das 4 operações, que têm que vir antes de Análise combinatória.
  • As questões do Enem separadas em fáceis, médias e difíceis e uma vídeo resolução de cada questão. Se por acaso não houver essa vídeo resolução, basta colocar no google o início da questão que você encontrará várias vídeo-resoluções.
  • Se você quer estudar mais sobre determinado assunto, role a página desse assunto até encontrar a sessão "Estude mais", no site dos Percursos Educativos.

Organização dos assuntos pela BNCC original

Competência 1

Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral.

Números

 

(EM13MAT104) Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, tais como índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros, investigando os processos de cálculo desses números.

Geometria

 

(EM13MAT105) Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para analisar diferentes produções humanas como construções civis, obras de arte, entre outras.

Grandezas e Medidas

 

(EM13MAT103) Interpretar e compreender o emprego de unidades de medida de diferentes grandezas, inclusive de novas unidades, como as de armazenamento de dados e de distâncias astronômicas e microscópicas, ligadas aos avanços tecnológicos, amplamente divulgadas na sociedade.

Álgebra

 

(EM13MAT101) Interpretar situações econômicas, sociais e das Ciências da Natureza que envolvem a variação de duas grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Estatística

 

(EM13MAT102) Analisar gráficos e métodos de amostragem de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

Competência 2

Articular conhecimentos matemáticos ao propor e/ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas de urgência social, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, recorrendo a conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática.

Números

 

(EM13MAT203) Planejar e executar ações envolvendo a criação e a utilização de aplicativos, jogos (digitais ou não), planilhas para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros compostos, dentre outros, para aplicar conceitos matemáticos e tomar decisões.

Grandezas e Medidas

 

(EM13MAT201) Propor ações comunitárias, como as voltadas aos locais de moradia dos estudantes dentre outras, envolvendo cálculos das medidas de área, de volume, de capacidade ou de massa, adequados às demandas da região.

Estatística

 

(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral usando dados coletados ou de diferentes fontes sobre questões relevantes atuais, incluindo ou não, apoio de recursos tecnológicos, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das de dispersão.

Competência 3

Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos, em seus campos – Aritmética, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Probabilidade e Estatística –, para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.

Números

 

(EM13MAT303) Resolver e elaborar problemas envolvendo porcentagens em diversos contextos e sobre juros compostos, destacando o crescimento exponencial.

 

(EM13MAT310) Resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo diferentes tipos de agrupamento de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo, recorrendo a estratégias diversas como o diagrama de árvore.

 

(EM13MAT313) Resolver e elaborar problemas que envolvem medições em que se discuta o emprego de algarismos significativos e algarismos duvidosos, utilizando, quando necessário, a notação científica.

Geometria

 

(EM13MAT308) Resolver e elaborar problemas em variados contextos, envolvendo triângulos nos quais se aplicam as relações métricas ou as noções de congruência e semelhança.

 

(EM13MAT309) Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais e de volumes de prismas, pirâmides e corpos redondos (cilindro e cone) em situações reais, como o cálculo do gasto de material para forrações ou pinturas de objetos cujos formatos sejam composições dos sólidos estudados.

Grandezas e Medidas

 

(EM13MAT307) Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície (reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicá-las em situações reais, como o remanejamento e a distribuição de plantações, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

 

(EM13MAT314) Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas compostas, determinadas pela razão ou pelo produto de duas outras, como velocidade, densidade demográfica, energia elétrica etc.

Álgebra

 

(EM13MAT301) Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, incluindo ou não tecnologias digitais.

 

(EM13MAT302) Resolver e elaborar problemas cujos modelos são as funções polinomiais de 1º e 2º graus, em contextos diversos, incluindo ou não tecnologias digitais.

 

(EM13MAT304) Resolver e elaborar problemas com funções exponenciais nos quais é necessário compreender e interpretar a variação das grandezas envolvidas, em contextos como o da Matemática Financeira e o do crescimento de seres vivos microscópicos, entre outros.

 

(EM13MAT305) Resolver e elaborar problemas com funções logarítmicas nos quais é necessário compreender e interpretar a variação das grandezas envolvidas, em contextos como os de abalos sísmicos, pH, radioatividade, Matemática Financeira, entre outros.

 

(EM13MAT306) Resolver e elaborar problemas em contextos que envolvem fenômenos periódicos reais, como ondas sonoras, ciclos menstruais, movimentos cíclicos, entre outros, e comparar suas representações com as funções seno e cosseno, no plano cartesiano, com ou sem apoio de aplicativos de álgebra e geometria.

 

(EM13MAT315) Reconhecer um problema algorítmico, enunciá-lo, procurar uma solução e expressá-la por meio de um algoritmo, com o respectivo fluxograma.

Probabilidade

 

 (EM13MAT311) Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo da probabilidade de eventos aleatórios, identificando e descrevendo o espaço amostral e realizando contagem das possibilidades.

 

(EM13MAT312) Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de probabilidade de eventos em experimentos aleatórios sucessivos.

Estatística

 

(EM13MAT316) Resolver e elaborar problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das medidas de tendência central (média, moda, mediana) e das de dispersão (amplitude, variância e desvio padrão).

Competência 4

Compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o  desenvolvimento do raciocínio matemático.

Geometria

 

(EM13MAT407) Interpretar e construir vistas ortogonais de uma figura espacial para representar formas tridimensionais por meio de figuras planas.

Álgebra

 

 

(EM13MAT401) Converter representações algébricas de funções polinomiais de 1º grau para representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos nos quais o comportamento é proporcional, recorrendo ou não a softwares ou aplicativos de álgebra e geometria dinâmica.

 

(EM13MAT402) Converter representações algébricas de funções polinomiais de 2º grau para representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos nos quais uma variável for diretamente proporcional ao quadrado da outra, recorrendo ou não a softwares ou aplicativos de álgebra e geometria dinâmica.

 

(EM13MAT403) Comparar e analisar as representações, em plano cartesiano, das funções exponencial e logarítmica para identificar as características fundamentais (domínio, imagem, crescimento) de cada uma, com ou sem apoio de tecnologias digitais, estabelecendo relações entre elas.

 

(EM13MAT404) Identificar as características fundamentais das funções seno e cosseno (periodicidade, domínio, imagem), por meio da comparação das representações em ciclos trigonométricos e em planos cartesianos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

 

(EM13MAT405) Reconhecer funções definidas por uma ou mais sentenças (como a tabela do Imposto de Renda, contas de luz, água, gás etc.), em suas representações algébrica e gráfica, convertendo essas representações de uma para outra e identificando domínios de validade, imagem, crescimento e decrescimento.

 

(EM13MAT406) Utilizar os conceitos básicos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Estatística

 

(EM13MAT408) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências, com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.

 

(EM13MAT409) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos, como o histograma, o de caixa (box-plot), o de ramos e folhas, reconhecendo os mais eficientes para sua análise.

Competência 5

Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando recursos e estratégias como observação de padrões, experimentações e tecnologias digitais, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.

Geometria

 

(EM13MAT504) Investigar processos de obtenção da medida do volume de prismas, pirâmides, cilindros e cones, incluindo o princípio de Cavalieri, para a obtenção das fórmulas de cálculo da medida do volume dessas figuras.

 

(EM13MAT505) Resolver problemas sobre ladrilhamentos do plano, com ou sem apoio de aplicativos de geometria dinâmica, para conjecturar a respeito dos tipos ou composição de polígonos que podem ser utilizados, generalizando padrões observados.

 

(EM13MAT506) Representar graficamente a variação da área e do perímetro de um polígono regular quando os comprimentos de seus lados variam, analisando e classificando as funções envolvidas.

 

(EM13MAT509) Investigar a deformação de ângulos e áreas provocada pelas diferentes projeções usadas em cartografia, como a cilíndrica e a cônica.

 

(EM13MAT512) Investigar propriedades de figuras geométricas, questionando suas conjecturas por meio da busca de contraexemplos, para refutá-las ou reconhecer a necessidade de sua demonstração para validação, como os teoremas relativos aos quadriláteros e triângulos.

Álgebra

 

(EM13MAT501) Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando c onjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de função polinomial de 1º grau.

 

(EM13MAT502) Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de função polinomial de 2º grau do tipo y = ax^2.

 

(EM13MAT503) Investigar pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas em contextos da Matemática Financeira ou da Cinemática, entre outros.

 

(EM13MAT507) Identificar e associar sequências numéricas (PA) a funções afins de domínios discretos para análise de propriedades, incluindo dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.

 

(EM13MAT508) Identificar e associar sequências numéricas (PG) a funções exponenciais de domínios discretos para análise de propriedades, incluindo dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.

Probabilidade

 

(EM13MAT511) Reconhecer a existência de diferentes tipos de espaços amostrais, discretos ou não, de eventos equiprováveis ou não, e investigar as implicações no cálculo de probabilidades.

Estatística

 

(EM13MAT510) Investigar conjuntos de dados relativos ao comportamento de duas variáveis numéricas, usando tecnologias da informação, e, se apropriado, levar em conta a variação e utilizar uma reta para descrever a relação observada.