Paradoxo dos Avos - Malba Tahan
Um indivíduo “A” qualquer, tem 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós e assim por diante.
Para facilitar o nosso raciocínio, classifiquemos nossos ascendentes por linhas.
 
Diremos que, para um indivíduo “A” , de um modo geral, a linha dos avós conta 4 ascendentes; a linha dos bisavós é de 8 ascendentes; nada menos de 16 ascendentes terá a linha dos trisavós; a linha dos tetravós estende-se por 32 figurantes; os pentavós serão em número de 64; os hexavós sobem a 128; teríamos, a seguir, 256 heptavós e assim sucessivamente.
 
Tomemos 25 anos como período médio de cada geração. Dentro dessa base, cada século corresponde a quatro gerações.
Em outras palavras, recuando um século para  o passado, vamos encontrar, para cada um de nós, 4 gerações, oferecendo um total de 16 ascendentes da mesma linha (linha dos trisavós).
 
Um salto de dois séculos, no tempo negativo, fará com que encontremos uma linha de 256 ascendentes! O cálculo  é simples: 128 homens e 128 mulheres. E todos contribuíram, com sua parcela de boa vontade, para a nossa existência na Terra.
 
Em 500 anos de recuo, o  número de ascendentes (da mesma linha), que terão colaborado para a nossa existência já eqüivale a uma pequena população de 1 061 376 (um milhão, sessenta e um mil,  trezentos e setenta e seis hiper-avós!).
 
O problema se agrava de um modo espantoso, se fizermos a Máquina do Tempo recuar 800 anos. Chegamos ao início do Renascimento. Contamos, nessa época, com 32 gerações (no conjunto dos ascendentes) e o número de antepassados (na mesma linha), responsáveis pela nossa existência, é  de 4 348 420 096 pessoas. São os hiper-tataravós! Muitos tomaram parte nas Cruzadas e morreram gloriosamente combatendo contra os muçulmanos, na Palestina.
 
E, por que parar assim, de repente, na Idade Média?
Vamos dar um salto maior e mergulhar bem fundo, no Passado. Procuremos atingir, nessa marcha-a-ré ao longo do Tempo, os primeiros séculos do Cristianismo. Recuemos 1.600 anos, saltando, rapidamente, sobre as heróicas gerações que nos precederam. E sabem, meus amigos, qual era, nesse tempo (no IV século), o número de nossos avós, na mesma linha? É um número astronômico, de 20 algarismos. Ei-lo, sem erro de uma unidade:
 
                      18 676 506 394 745 634 816!!!
 
Dirá você que essa gente toda não caberia na Terra. Sim, está certo. Essa população de avós seria suficiente para cobrir e transbordar, não só a Terra, como sete mil e quatrocentos outros planetas iguais ao nosso (supondo  a superfície da Terra esférica e lisa). Os nossos avós dessa linha, colocados um ao lado do outro, bem juntinhos, fariam uma fila que iria da Terra ao Sol cento e vinte e oito milhões de vezes!
 
Como Explicar essa multiplicidade astronômica de ascendentes?
Há qualquer coisa de muito estranho e paradoxal em nossa árvore genealógica...
 
_________________________________________________________________________________________________
Recursos para o Ensino 

Mais uma palestra, agora em Porto Alegre - RS!

Posted by Diferença, Inclusão e Educação Matemática on Segunda, 27 de julho de 2015
Jogos 

Caros colegas, divulgando a recém publicação do JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática.Vol. 8,...

Posted by Matemática dos Anos Iniciais on Quarta, 29 de abril de 2015
Questão Enem 2013
História da Matemática para Professores
Matemática nas Brincadeiras
Que Mágica é essa!?
Publicação by Professores de Matemática.
Programa da TV Escola:
MATEMÁTICA EM TODA PARTE II
Videoteca 
"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta"                                                  Carl Friedrich Gauss
Divulgação Matemática 
Estudos para o Professor 
Materiais Didáticos do Livro:
Matemática e Síndrome de Down
Portal dos Professores de Matemática
Para receber informações no seu email sobre concursos, oportunidades de emprego, novidades na área de Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Novas Tecnologias, inscreva-se no Grupo Nacional de Professores de Matemática
Participe do Grupo Nacional de Professores de Matemática
E-mail:
Visitar este grupo
Site novo
leo.akio@yahoo.com.br
Sobre o autor