Programa Especial - Novembro 2015
Setembro de 2015
Fevereiro de 2013
A PALESTRA
 
- Como saber se seu filho ou aluno compreende o conceito de número?
- Saber contar, variados grupos de objetos, garante que a criança saiba o conceito de número?
- Como se desenvolveram as pesquisas sobre o conceito de número desde antes e depois de Piaget?
- Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de número?
Como lidar com a inclusão pedagógica, em relação à Matemática?
 
A palestra/minicurso apresenta a evolução do conceito de número natural por crianças e adolescentes com síndrome de Down. As atividades foram projetadas para envolver as crianças na construção da imagem conceitual que pudesse auxiliar a construção do conceito de número. A apresentação faz uma análise pormenorizada das interações de três participantes. Essa análise indicou que todos fizeram modificações significativas com a imagem conceitual associada ao processo de quantificação, e melhoraram a sua capacidade de quantificar conjuntos discretos de objetos, e que as respostas diante as atividades variaram de acordo com cada indivíduo. Um aspecto das atividades que parecia particularmente importante, para permitir que os participantes fossem além da utilização de procedimento de contagem mecanizada, foi a presença de recursos multissensoriais que os estudantes podiam usar para verificar e corrigir suas próprias estratégias.
 
Palavras chave: Educação Matemática Inclusiva, Quantificação, Síndrome de Down
 
Duração: 3 horas
Quantidade de pessoas: não limitado
 
Esta palestra/minicurso de 3 horas já fora realizada para os seguintes grupos/eventos/Secretarias de Educação. Veja as  fotos:
 
1) Licenciatura UERJ São Gonçalo (RJ);
 
2) Secretaria Municipal de Educação de Macapá(AP);
 
3) XII EPEM IFSP- Biriguí (SP);
 
4) 5ª Semana da Licenciatura em Matemática USP (SP);
 
5) I EMA2L - Encontro de Matemática do Agreste Alagoano UFAL (AL);
 
6) Secretaria Municipal de Educação de Piraí (RJ);
 
7) Grupo de pesquisa em Educação Matemática UERJ;
 
8) 6a CRE Coordenardoria Regional de Educação Rio de Janeiro;
 
9) Curso de Licenciatura UNIRIO;
 
10) Mestrado em Ensino de Matemática UFRJ;
 
11) Curso de licenciatura UFF;
 
12) Olhar Down Grupo de pais de crianças com síndrome de Down - Barbacena (MG);
 
13) Belo Horizonte - Grupo de pais de crianças com síndrome de Down (MG);
 
14) InterAgir Formação Permanente – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ);
 
15) 4º Seminário A Alfabetização nas cidades do Rio de Janeiro PNAIC (RJ);
 
16) Duque de Caxias - Secretaria de Educação (RJ);
 
17) Secretaria Municipal de Nova Iguaçu (RJ);
 
18) Secretaria Municipal de Tanguá (RJ);
 
19) Secretaria Municipal de Itaboraí - Secretaria de Educação (RJ);
 
20) 4ª Coordenadoria Regional de Educação – Bonsucesso (RJ);
 
As seguintes palestras foram proferidas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro: UERJ - São Gonçalo em 2013 e UERJ - Maracanã em 2015.
Página Inicial
Como adquirir o livro
Artigos
Materiais para atividades
Jogos
Tese de Doutorado
Palestra/Minicurso
Numicon
Consultoria Pedagógica
Sobre o autor
Contatos
MATEMÁTICA E SÍNDROME DE DOWN